domingo, 4 de outubro de 2020

Eleição municipal: saiba quais são as recomendações e protocolos sanitários para o dia de votação

Por causa da pandemia, algumas mudanças foram definidas para o processo de votação deste ano. Entre elas, há ampliação do horário e parte da manhã reservada para o eleitorado acima de 60 anos.

POR O POVO ONLINE - As eleições municipais em todo o Brasil ocorrem em 15 de novembro, quando os eleitores irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Por causa da pandemia, algumas mudanças foram definidas para o processo de votação. A biometria, por exemplo, não será exigida nesta eleição. Assim, eleitores que não tiveram título suspenso poderão votar mesmo sem o registro biométrico. A coordenadora de eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, Edna Saboia, destacou alguns protocolos sanitários que devem ser adotados para evitar a propagação da pandemia.

Entre as alterações para a eleição 2020, destaca-se a ampliação do horário de votação. Este ano, ele terá início a partir das 7 horas e segue até 17 horas. O acréscimo foi de 1 hora para evitar aglomerações nos locais de votação, segundo explica a coordenadora de eleições do TRE. “Teremos horário reservado ao eleitor de grupo de risco, que tenha mais de 60 anos. Esses eleitores representam 20% do eleitorado do País, então o horário de 7h às 10h vai ficar reservado para as pessoas do grupo de risco”, comenta Edna.

LEIA MAIS EM: https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2020/09/30/eleicao-municipal--saiba-quais-sao-as-recomendacoes-e-protocolos-sanitarios-para-o-dia-de-votacao.html

sábado, 3 de outubro de 2020

Como encontrar e apagar os maiores arquivos recebidos no WhatsApp

 Versão Beta do WhatsApp está com um recurso novo que te ajuda a encontrar e apagar os maiores arquivos recebidos nele sem ter que instalar nada. Veja como usá-lo!

POR OLHAR DIGITAL-
 WhatsApp acaba sendo um dos métodos preferidos dos brasileiros para entrar em contato com pessoas ou até mesmo com empresas. Já nesta semana, a versão de testes do aplicativo recebeu algumas novidades bem interessantes, como a possibilidade de silenciar grupos para sempre e deixar de receber algumas notificações incômodas.
Continue Lendo em:https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-encontrar-e-apagar-os-maiores-arquivos-recebidos-no-whatsapp/108098

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

TSE faz parceria com agências de checagem para identificar fake news

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou hoje (1º) a formação de uma parceria com sete agências de checagem que trabalharão na identificação de notícias falsas (fake news). A ação faz parte de uma série de iniciativas destinadas a combater a desinformação durante as eleições municipais deste ano.

Pela parceria, as agências e integrantes do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) trabalharão em contato permanente para monitorar notícias falsas ligadas às eleições e “encontrar, da forma mais ágil possível, respostas verdadeiras e precisas”, segundo a Justiça Eleitoral.

O resultado das verificações será publicado no site Fato ou Boato, que, até o segundo turno (29 de novembro), poderá ser acessado pelo celular sem consumo do pacote de dados, conforme parceria com as principais operadoras de telefonia.

As agências parceiras da iniciativa são: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, mais do que interferir em publicações, o objetivo da iniciativa é respondê-las com informações fidedignas e “inundar o mercado de ideias com noticias verdadeiras”, valorizando o trabalho da imprensa profissional.

Outro foco de atuação será identificar comportamentos inautênticos na internet, campanhas coordenadas de desinformação, “muitas vezes provenientes de verdadeiras milícias digitais, organizadas hierarquicamente, com financiamento privado e atuação concertada para a difusão de mentiras e ataques às instituições”.

Google

Nesta quinta-feira foi também anunciada uma parceria com o Google, que se comprometeu a disponibilizar de maneira fácil em suas plataformas conteúdos confiáveis e informações oficiais sobre as eleições.

No topo de buscas por perguntas frequentes sobre o processo eleitoral, por exemplo, a página de resultados do Google deverá trazer o painel Como Votar, informando detalhes sobre os cuidados sanitários da votação, entre outras informações.

O Google deverá ainda produzir e promover lives para “ampliar o conhecimento do eleitor brasileiro em temas importantes como desinformação, protocolos sanitários para o dia da votação e mitos sobre o processo eleitoral”, informou o TSE.

A plataforma também incentiva os usuários a fazer denúncias sobre conteúdo enganoso por meio de seus canais próprios, como o de suporte de reclamação para anúncios, (clique aqui) e para outros produtos em geral (clique aqui).

FONTE: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-10/tse-anuncia-coalizao-contra-fake-news-com-agencias-de-checagem

POSTAGENS MAIS VISITADAS